O que define dano e dano letal?

Atenção:
Antigamente a regra que trata "Dano" era a 119, mas em 4 de Outubro de 2019 foi alterada para 120.

Vide regra 119 120, dano pode ser causado por meio de combate ou efeitos de mágicas e habilidades, e só pode ser direcionado a jogadores, planeswalkers (perda de pontos de lealdade) ou criaturas. O efeito do dano não é necessariamente a redução de pontos de vida, lealdade ou resistência, pois cada carta tem efeitos que podem mudar essa regra, mantendo tais pontos e causando outro efeito em seu lugar. Dano zero não é considerado dano, e não ativa nenhum evento relacionado a isso. As quantidades de dano que cada criatura recebeu devem continuar marcadas sobre elas até que a etapa de limpeza seja iniciada. A regra pode ser estudada mais a fundo para tratar questões como prevenção de dano, infecção, vínculo com a vida, etc. Dano letal é quando a criatura possui resistência maior que zero (independente se algum contador seja responsável por manter a resistência acima de zero), e sofre dano suficiente para reduzir sua resistência para zero ou menos. A caracterização de dano letal ocorre como uma state-based action e destrói a criatura.

12 comentários:

  1. O -1/-1 da carta stabbing pain é considerado dano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é considerado dano.

      A regra 119 explica tudo sobre "Dano".
      O efeito desta carta é prejudicial à criatura alvo de acordo com a regra 119.1, e o tipo de resultado de dano consta em um dos itens da regra 119.3.

      O tipo de dano da carta "Stabbing Pain" é citado na regra 119.3e:
      "Dano causado a uma criatura por uma fonte que não tenha "intimidar" ou "infectar" faz com que tal quantidade de dano seja marcado àquela criatura."

      Excluir
    2. Você poderia mandar o link dessas regras?

      Excluir
    3. Claro. :)

      Vou te mandar o link das regras atualizadas (última atualização em 4 de Outubro de 2019), porém o livro de regras está em inglês, e não sei se já fizeram uma versão em português.

      https://media.wizards.com/2019/downloads/MagicCompRules%2020191004.pdf

      Fui checar a regra referente a "Damage" ("Dano") e descobri que toda a regra foi mudada do número 119 para 120. Você vai encontrá-la na página 32 deste livro.
      Agora a regra 119 trata dos pontos de vida.

      Excluir
  2. Olá, Yure, como vai? Puxa, pergunta muito boa. Sua dúvida me levou a várias outras dúvidas, mas sinto que agora posso esclarecer bem esse assunto. Vamos lá.

    Só explicando de forma detalhada para quem está lendo os comentários e ainda não sabe: a carta "Worship"/"Adoração" é um encantamento (não-aura) com uma habilidade de substituição (não vai pra pilha) de fazer com que qualquer dano, independente de sua origem, mantenha 1 como quantidade mínima resultante para os pontos de vida do jogador que a controla, mas isso apenas se tal jogador também controlar uma criatura.
    Temos certeza de que ela é uma habilidade de substituição porque o texto da carta contém o termo "instead" ("em vez disso"); vide regra 614.1a.

    Agora, para responder rápido a sua dúvida: podemos considerar que há marcadores acumulativos de dano sim, mas esse dano acumulativo fica marcado no jogador somente até que ele ou outro jogador receba prioridade. Logo antes que outro jogador receba prioridade, os marcadores de dano são contabilizados, o valor resultante de pontos de vida do jogador é calculado e fixado, e os marcadores de dano viram fumaça.

    Ou seja, por exemplo, antes que uma próxima mágica ou habilidade seja resolvida, você não precisará mais se preocupar com os marcadores de dano anteriores sobre seus pontos de vida, pois um jogador estará prestes a receber prioridade, e seus pontos de vida já estarão atualizados/fixados antes disso.

    Sobre o dano de combate: seja a jogadores ou criaturas, todo o dano de combate é causado simultaneamente sem usar a pilha, e nessa hora nenhum jogador pode usar mágicas ou habilidades (ou seja, nenhum jogador recebe prioridade); vide regra 510.2. Isso significa que o efeito de "Adoração" ocorrerá apenas uma vez independente de quantas criaturas o atacou, com relação a dano de combate.

    Sobre os efeitos desencadeados com dano de combate: o efeito de "Adoração" ocorrerá quantas vezes forem necessárias antes que a etapa de dano de combate termine e algum jogador esteja prestes a receber prioridade.

    Então, basta manter o encantamento pelo menos até que a etapa de dano de combate termine, para sua segurança. Após isso, você pode desencantá-la sem se preocupar em perder mais vida.

    Espero ter ajudado. :)

    ResponderExcluir
  3. A defesa de uma criatura diminui, quando ela sofre dano?
    Exemplo: uma criatura minha 4/4 sofreu 2 de dano, e depois um oponente joga um shock. Então como resposta eu jogo um sheltering word (a criatura q eu controlo ganha resistência a magia até o final do meu turno e ganho de vida igual a resistência) eu ganharia 2 de vida ou 4 de vida?
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?
      A resposta está na regra 302.4b.

      "302.4b A creature’s toughness is the amount of damage needed to destroy it."

      Em português:
      "A resistência de uma criatura é a quantidade de dano necessária para destruí-la."

      Então, sim, a resistência de uma criatura diminui quando ela sofre o dano. Você ganharia apenas 2 de vida. A resistência só voltaria a ser 4 no início do próximo turno.

      Excluir
    2. Posso utilizar também a regra 208.4.

      "208.4. Effects that set a creature’s power and/or toughness to specific values may refer to that creature’s
      “base power,” “base toughness,” or “base power and toughness.” Other continuous effects may
      further modify the creature’s power and toughness. (...)"

      "Efeitos que definem o poder ou resistência de uma criatura para valores específicos podem se referir ao 'poder base', 'resistência base', ou 'poder e resistência base' de tal criatura.
      Outros efeitos contínuos podem modificar ainda mais o poder e resistência da criatura. (...)"

      Então, como a palavra "base" não consta na carta "Sheltering Word", o total de resistência da criatura que será considerado no ganho de seus pontos de vida será o da resistência atual da criatura (2), e não da resistência base (4).

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Ola novamente!
    Com a sua explicação surgiu uma outra duvida.
    Uma criatura 4/4 q levou um choque, defende uma criatura 4/4 com atropelar. O jogador defensor levará 2 de dano?
    Gostaria de parabenizar pelo blog. Muito bom. Me tirou várias dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá.

      A criatura "A" 4/4 que tomou o choque se tornou temporariamente uma criatura 4/2.
      Após defender a criatura 4/4 "B" com atropelar, os resultados serão o seguinte:

      A criatura "A" morre. A criatura "B" morre também, mas já que a criatura "B" possui 4 de ataque e foram necessários apenas 2 de dano para matar a criatura "A", 2 pontos de dano vão para o jogador defensor devido ao "atropelar".

      Obrigado. Fico feliz que tenha gostado do blog, e fico feliz em ter ajudado. :)

      Excluir