Etapa de declaração de bloqueadores e dano de combate

Caso duas ou mais criaturas estejam bloqueando uma única criatura atacante, o jogador atacante deve escolher a ordem de dano de combate antes que a etapa de declaração de bloqueadores termine, ou melhor dizendo, antes mesmo que o AP receba prioridade para conjurar mágicas instantâneas ou ativar habilidades nesta etapa. Durante a etapa de dano de combate não é mais possível alterar a ordem de ataque. Criaturas atacantes dividem seu dano de combate. Por exemplo: uma criatura 3/3 sendo bloqueada por 2 criaturas 2/2 será destruída, e uma das criaturas bloqueadoras continuará no campo de batalha (isso porque, após combater o primeiro bloqueador causando-o dano letal, a criatura atacante terá poder restante igual a 1 (não sendo suficiente para destruir o próximo bloqueador), e sua resistência será reduzida a 1 também (não sendo suficiente para sobreviver a ele). O termo "divisão" usado nesta explicação não é literal. Até que uma criatura atacante não tenha mais poder de ataque restando, estará causando a cada bloqueador (em seqüência de ataque) quantidade de dano suficiente para destruí-lo. Ou seja, o dano causado não será igual entre todas as criaturas bloqueadoras. Criaturas bloqueadoras que ainda tiverem poder de ataque restando após um combate não poderão atribuí-lo a outras criaturas atacantes e nem ao jogador atacante. Caso uma mágica instantânea ou habilidade tenham sido ativadas antes do término da etapa de declaração de bloqueadores, e todas as criaturas bloqueadoras de uma criatura atacante tenham sido removidas do campo de batalha ou colocadas fora de combate por conta de um desses efeitos, o dano que seria atribuído a elas não existirá, nem a outras criaturas que estejam bloqueando outra criatura atacante, nem diretamente ao jogador que está sendo atacado. O oposto também ocorre: caso uma ou mais criaturas atacantes não estejam em combate durante a etapa de dano de combate, as criaturas que foram declaradas como suas bloqueadoras não causarão nenhum dano a outra criatura atacante, nem ao jogador atacante.

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