Enjôo de invocação

Apenas criaturas e qualquer outra permanente que se transforme em uma criatura (um token, por exemplo) sofre enjôo de invocação, a não ser que tenha "haste" (ímpeto). Caso algum efeito mova uma criatura de outra zona do jogo para o campo de batalha (por exemplo, do cemitério para o campo de batalha), a criatura recebe enjôo de invocação também, a não ser que este ou outro efeito adicione ímpeto a ela. Criaturas sob enjôo de invocação não podem atacar, mas podem bloquear. Para acabar o enjôo de invocação, basta que a criatura tenha passado pelo menos por uma etapa de desvirar do jogador que a controla.

9 comentários:

  1. que droga.. achava que precisava passar uma fase de desvirar e não a sua própria fase.. exemplo: estou jogando uma arena com 3 jogadores e eu desço a carta com "vira: causa um ponto de dano" e passo para o segundo jogador; este joga e passa sua vez para o terceiro.. aí ja posso usar a minha criatura. Pelo que vc explicou e eu entendi, não é assim né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando. No caso que você citou, você não teria o direito de utilizar esta habilidade de sua carta. Veja este artigo: http://regrasdemagic.blogspot.com.br/2015/07/habilidades-em-cartas-com-enjoo-de.html
      Só para confirmar, o enjôo de invocação só vai sumir quando seu próprio turno recomeçar e você estiver na sua própria etapa de desvirar.

      Excluir
  2. Se a minha criatura tiver "impeto(haste)" for para o cemitério mas se me ter ela outra vez no campo ela continua com haste ou passa a ter enjoo de invocação e é preciso me ter alguma coisa para ter outra vez impeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela volta para o campo de batalha sem enjôo de invocação, pois estará com ímpeto. :) Isso só não acontece se algum outro efeito anular o haste da carta logo antes que ela resolva e volte para o campo de batalha. Seria algo como: "Devolva uma criatura do seu cemitério para o campo de batalha. Ela retorna sem ímpeto."

      Excluir
  3. No caso de jogos em dupla o o enjoo acaba na fim da rodada ou só no incio da sua???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Logo que a dupla em questão for iniciar um turno, as criaturas no campo de batalha sob controle dessa dupla já perdem o enjôo de invocação.

      O que está acima já responde a sua pergunta :) mas aqui está uma explicação mais técnica: De acordo com o livro de regras do jogo, não há uma etapa em particular para o encerramento do "enjôo de invocação". Este é um nome informal dado a uma condição que inibe o ataque de criaturas. A regra que trata deste caso (302.6) diz que as criaturas não podem atacar a não ser que já estejam continuamente sob controle de seu controlador (no campo de batalha de seu controlador) desde o início de seu turno. Isso vale para qualquer jogo de MTG independente do número de participantes (mas talvez algumas variantes menos conhecidas sejam exceções).

      Vale lembrar que, caso as criaturas da dupla sejam removidas do campo de batalha e retornem por um motivo qualquer, voltarão com enjôo de invocação a menos que tenham ímpeto, mesmo que tudo isso tenha acontecido num mesmo turno, ok?

      Excluir
  4. Se eu exilo uma criatura, por exemplo, usando Manobra Acrobática ou Ardil de Sirena, ela retorna com enjoo? Se o card tem uma habilidade quando entra em jogo, essa habilidade se repete com esse processo de exílio e retorno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wilton. Para a sua primeira pergunta, sim, a criatura retorna ao campo de batalha com enjôo de invocação. Vamos analisar os benefícios e conseqüências negativas do uso destas duas cartas. Um dos benefício é poder salvar sua criatura de uma possível destruição (por mágica instantânea, ou dano de batalha, por exemplo), e outro é ter o direito de comprar um card ao lançar estas mágicas. Por outro lado, uma conseqüência negativa deste tipo de jogada é que a criatura que você controla retornará ao campo de batalha sob enjôo de invocação, ou também, ao controle do adversário. Ao meu ponto de vista, este tipo de jogada é mais apropriado durante o turno do oponente se você for o dono da criatura, pois quando o turno do oponente terminar e for sua vez a criatura não estará mais sob enjôo de invocação.
      Para a sua segunda pergunta, sim, a habilidade se repete, pois o evento "entrar no campo de batalha" se repetiu (a criatura saiu da zona "campo de batalha", foi para a zona "exílio" e retornou para a zona "campo de batalha").

      Excluir