Ontem, enquanto eu jogava MTG surgiu o seguinte caso: estava prestes a receber um ataque de uma única criatura e declarei um bloqueador para ela. Em mãos, tinha uma mágica instantânea que permitia remover uma criatura do campo de batalha para minha mão, e ainda receber pontos de vida em troca disso. Eu poderia usar esta mágica instantânea antes que as criaturas lutassem entre si? O que aconteceria caso não houvesse então um bloqueador para a criatura atacante?
De acordo com a regra 509.5, após a declaração de bloqueadores o jogador ativo (AP) recebe prioridade, seguido dos demais jogadores. Então, é possível sim jogar esta mágica instantânea antes que a etapa de Dano de Combate seja iniciada.
Neste caso, de acordo com as regras 510.1c e 510.1d, nenhuma das duas criaturas (a atacante e a "antes-bloqueadora" que foi removida do campo de batalha) causará dano uma à outra, e o jogador em defesa também não receberá dano direto aos seus pontos de vida por parte da criatura atacante (veja exceção à regra nos comentários).
meu nome é Yure, a exceção é que se a criatura atacante tiver a habilidade "Atropelar" e a criatura defensora não esta em campo mais, você vai tomar todo o dano de ataque a criatura possui
ResponderExcluirBem-vindo, Yure. :) Desculpe pela demora para responder, pois estive sem acesso à internet por um tempo. Sim, você tem toda a razão, de acordo com a regra 702.19c: "If an attacking creature with trample is blocked, but there are no creatures blocking it when damage is assigned, all its damage is assigned to the player or planeswalker it’s attacking."
ExcluirObrigado pela contribuição. o/
Excluir