Minha criatura com proteção ao branco foi destruída por uma mágica branca! Por quê?

A criatura que tiver proteção contra uma cor:
  • Não pode ser alvo de mágicas ou habilidades daquela cor;
  • Não pode ser bloqueada por criaturas daquela cor;
  • Não sofre dano de combate por criaturas daquela cor.

Mas espere! Mesmo assim, meu oponente jogou uma mágica verde (por exemplo) que eliminou minha criatura verde (seguindo o exemplo) do campo de batalha! Por quê?

É porque esta criatura foi destruída. "Proteção" não protege contra destruição.
A criatura com proteção não é destruída durante o combate por aquilo do qual ela é protegida porque sua resistência não cai com os danos, e então não recebe dano letal.
Mas uma mágica que diz: "Destrua a criatura alvo" ainda terá efeito sobre a criatura que tiver proteção contra a cor desta mágica.
Se uma mágica diz: "Destrua todas as criaturas", todas as criaturas sairão do campo de batalha, independente do tipo de proteção que tiverem (seja a criaturas, a tipo de criaturas, a mágicas ou cores, etc).

A verdadeira proteção contra esses tipos de mágica é ter "indestrutível" em sua criatura.
  • Se a resistência de uma criatura indestrutível chegar a zero por conta de dano (tipo dano de combate), ela não será destruída;
  • Qualquer quantidade de dano atribuído por uma criatura com toque mortífero não faz com que uma criatura indestrutível morra;
  • Mágicas que tenham "Destrua a criatura alvo", por exemplo, também não conseguem remover uma criatura indestrutível do campo de batalha.

A única forma de remover uma criatura indestrutível do campo de batalha é diminuir sua resistência a zero de forma que isso não seja caracterizado como dano letal. Para isso, você pode usar bônus -1/-1 ou marcadores -1/-1, por exemplo, ou aplicar a ela um número de marcadores suficientes de "Murchar" ou "Infectar".

Uma habilidade resolve se sua fonte não existir mais?

De acordo com a regra 112.7a, uma habilidade que foi ativada ou desencadeada continua existindo na pilha independente da existência de sua origem.

Exemplo:

  • Você tinha uma criatura e ativou uma habilidade dela que faz seu oponente perder 2 pontos de vida.
  • A habilidade foi para a pilha.
  • Seu oponente castou uma mágica que pode destruir sua criatura.
  • A mágica dele entrou na pilha, e após isso ambos os jogadores passaram prioridade.
  • A mágica de seu oponente resolve primeiro, destruindo a sua criatura.
  • Mesmo sem a fonte, a sua habilidade não sai da pilha. Então ela é resolvida e seu oponente perde 2 pontos de vida.

Independente se a sua criatura tivesse sido enviada ao cemitério, ao exílio ou devolvida para a sua mão, o resultado seria o mesmo.

Vários artigos sobre Magic - The Gathering!

Bem-vindos!

Todos os artigos que você encontra aqui são redigidos em acompanhamento com o livro das regras de Magic - The Gathering que estão em vigor (documento em inglês, cerca de 200 páginas), incluindo consultas em outros blogs sobre o tema, e muitos testes são feitos em jogos de Magic - The Gathering para computador que funcionam de acordo com as regras atuais. Caso queira consultar o livro de regras, clique aqui (PDF - 08 de abril de 2016).

Veja todos os artigos disponíveis abaixo, e sinta-se livre para enviar comentários. Caso encontre alguma falha, seria de grande ajuda se compartilhasse qualquer correção conosco.

    Custo de mana convertido vs Custo de mana

    Todo o conteúdo abaixo pode ser consultado na regra 203.3.

    Não confunda esses dois. Uma mágica ou habilidade pode alterar o custo de mana de alguns cards, fazendo com que você economize ou precise de mais terrenos, por exemplo. Porém, sempre que no texto de um card estiver escrito "custo de mana convertido", refere-se exatamente ao valor apresentado no topo da carta impressa. Por exemplo: 2 ♣ tem um custo de mana convertido de 3. Já 2 ♣ ♣ tem um custo de mana convertido de 4, mesmo que uma habilidade estática esteja diminuindo o custo de todas as mágicas verdes (♣ - faça de conta que isso é uma floresta).

    Vamos complicar um pouco:

    • O custo de mana convertido de uma carta sem custo de mana será zero, a menos que tal "carta" seja o verso de uma carta tenha dois lados. Veja a seguir.
    • Se você ainda não sabe, existem cartas de Magic que possuem dois lados. A criatura de uma carta de dois lados entra no campo de batalha, e conforme ocorre algum evento, ele se "transforma", e a carta é virada. Imagine um lobisomem: entra como um humano, fraco, e é virado para o lado de homem-lobo, forte. Mas qual é o custo de mana convertido de uma carta dessas? Enquanto o lado visível da carta for a frente, seu custo de mana será o custo impresso na carta. Se o custo de mana da frente deste card for 1♣♣, então seu custo de mana convertido é 3. Quando esta mesma carta for virada, você perceberá que o verso não tem um custo de mana impresso, porém o custo de mana convertido do verso da carta também será igual ao da frente, ou seja: 3. Você não pode somar o custo de mana convertido dos dois lados do card. Quando for solicitado o cálculo, leva-se em conta apenas o custo de mana convertido do lado que estiver visível.
    • Se uma cópia ou clone, independente se o card que gera esta cópia ou clone for um card de face única ou dupla, imitar o verso de uma carta de dois lados, terá seu custo de mana convertido sempre igual a zero. Isso mesmo: se o card que gerou o clone também tiver face dupla, o custo de mana convertido não será igual ao custo de mana impresso na frente. Será zero.
    • Se uma cópia ou clone, independente se o card que gera esta cópia ou clone for um card de face única ou dupla, imitar a frente de uma carta de dois lados (ou mesmo de uma carta de um lado só), seu custo de mana convertido será igual ao custo de mana da frente da carta que foi copiada.
    • Se o texto impresso de uma carta tiver X, X contará como zero no custo de mana convertido caso a carta estiver fora da pilha. Se estiver na pilha, X contará como o valor que está sendo aplicado a ele.
    • Em cartas que tiverem símbolos de mana divididos em sua impressão, ou seja, símbolos que permitam um pagamento com uma de duas cores de mana, cada símbolo não será contado duas vezes no custo, mas sim como uma única vez. Exemplo: (1)(♣)(♣/♦)(♣/♦) representa um custo de mana convertido de 4. Não fique se perguntando sobre o que significa o ♦: usei apenas para exemplificar. Faça de conta que é uma... uma ilha. Pronto.
    • Em cartas que no custo de mana impresso tenham o símbolo phyrexiano (um círculo com um traço vertical que o corta), cada símbolo desses contará como 1 no custo de mana convertido.
    • Qualquer elemento em um card, incluindo seus custos adicionais, que não fizer parte da área onde o custo de mana costuma ficar impresso (normalmente o canto superior-direito do card), não contará em seu custo de mana convertido.
    • O custo de mana convertido de um token é zero.

    O que significa "remover do jogo"?

    É um termo obsoleto. "Remova do jogo" significa "exile". Isso causava um pouco de confusão, e em alguns jogos caseiros era comum o erro de enviar as cartas para o cemitério, ou então para zona nenhuma (ficavam de fora). Atualmente os cards trazem apenas o termo "exile".

    A criatura bloqueadora sumiu! E agora?

    Ontem, enquanto eu jogava MTG surgiu o seguinte caso: estava prestes a receber um ataque de uma única criatura e declarei um bloqueador para ela. Em mãos, tinha uma mágica instantânea que permitia remover uma criatura do campo de batalha para minha mão, e ainda receber pontos de vida em troca disso. Eu poderia usar esta mágica instantânea antes que as criaturas lutassem entre si? O que aconteceria caso não houvesse então um bloqueador para a criatura atacante?
    De acordo com a regra 509.5, após a declaração de bloqueadores o jogador ativo (AP) recebe prioridade, seguido dos demais jogadores. Então, é possível sim jogar esta mágica instantânea antes que a etapa de Dano de Combate seja iniciada.
    Neste caso, de acordo com as regras 510.1c e 510.1d, nenhuma das duas criaturas (a atacante e a "antes-bloqueadora" que foi removida do campo de batalha) causará dano uma à outra, e o jogador em defesa também não receberá dano direto aos seus pontos de vida por parte da criatura atacante (veja exceção à regra nos comentários).